ESPECIALIDADE

Compulsão Alimentar e Terapia em Grupo

O Transtorno de Compulsão Alimentar é uma atitude alimentar caracterizada pela ocorrência de episódios de comer grandes quantidades de comida em intervalos curtos de tempo, sensação de perda de controle sobre o ato de comer e, em seguida, arrependimento de ter comido. Esses episódios de hiperfagia são referidos na literatura internacional com o nome de Binge Eating.

O transtorno Alimentar de comer em excesso apresenta a recorrência de episódios de compulsão alimentar, porém não apresenta comportamentos compensatórios como a bulimia. Na compulsão há episódios recorrentes de “compulsão”. Um episódio de compulsão é caracterizado por ingestão, em um período limitado de tempo (por ex., dentro de um período de 2 horas) de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares. O paciente apresenta sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante o episódio (por ex., um sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está comendo).
Em virtude do quadro apresentado pelo transtorno, o paciente deve buscar uma equipe multidisciplinar(Psiquiatra, nutricionista, psicólogo, endocrinologista). Para atenuar os sintomas do TCA.

Dentro da psicologia, a terapia em grupo( focada na Terapia cognitiva Comportamental )ajuda muito os integrantes do grupo a modificar o comportamento atráves de automonitoração e outras estratégias envolvendo o pensamento. Além da motivação dos integrantes do grupo, pois como apresentam a mesma dificuldade, uns acabam incentivando e servindo de estímulos para outros.

Geralmente os encontros são semanais ou quinzenais, com uma hora e meia de sessão. Conforme a melhora do grupo, a terapia é finalizada.

Voltar